Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Percursos de vida desportiva - Uma ajuda para pais, educadores e treinadores", de Artur Manuel Martins de Carvalho


Educar consiste numa tarefa que se pretende exaustiva e determinada. Simultaneamente, é função humanista e de rigor no respeito pelo cidadão e pela sociedade.
Muitas são as fases deste complexo percurso, pressupondo o desempenho responsável do educador. Educar pelo desporto, embora o campo seja mais circunscrito, é um compromisso pautado pelos mesmos princípios.
Consciente da importância do desporto e da vulnerabilidade à exposição de mensagens com géneses em fontes muito diversas e nem sempre educativas, o autor de "Percursos de vida desportiva" dirige-se principalmente aos pais, educadores e treinadores. Com esta estratégica situação, o jovem, numa relação privilegiada com estes agentes, neles deposita confiança e empatia. Assim, muito da sua personalidade ficará dependente do correcto conteúdo pedagógico.
Este livro, agora apresentado por Artur Manuel Martins de Carvalho, é mais uma ajuda para enfatizar o apreço que um ser humano em formação nos merece. E o autor consegue-o, estruturando a exposição e ajustando a caracterização da educação desportiva e dos seus estádios evolutivos, englobando-os na terminologia mais vasta da “vida desportiva”. Ao fazê-lo, era evidente que teria de se deter na educação, na motricidade, na psicologia e na sociologia...Fê-lo abordando alguns “traços” de motivação, de personalidade e de ansiedade, os quais, numa percentagem acentuada, são muitas vezes esquecidos, quer na exigência de resultados desportivos quer nas idades em que os sucessos competitivos são o menos importante.
Atento a estes problemas – que não são tão dogmáticos como se poderia pensar, porque o educando, para além de humano, é um ser com características ímpares, resultante de dados genéticos e de outros factores exógenos que vão moldando o receptor no seu comportamento nem sempre previsível –, o autor envereda nesta obra através de dois circuitos distintos. Um por pesquisas aturadas, ilações conclusivas ou reflexivas. O outro empreendido por meios e estudos próprios de consulta directa a grupos de estudo, com extrapolações também elas fazendo apelo à participação do leitor.
Nesta encruzilhada constante, Artur Martins de Carvalho arrisca algumas vias de orientação para um melhor enquadramento dos educadores com os educandos. O conteúdo e a comunicabilidade da sua exposição garantem-nos, mesmo, novas etapas no futuro, recorrendo a bases documentais credíveis, bem como a pesquisas experimentais de empenhamento pessoal – ambição de quem pretende ultrapassar barreiras no(s) domínio(s) da Educação e do Desporto.
É um livro para ler... e reler.

Rui Costa
...........................

AUTOR:
Artur Manuel Martins de Carvalho – Licenciado em Educação Física, pelo Instituto Superior de Educação Física (ISEF) da Universidade Técnica de Lisboa, é mestre em Ciências do Desporto, na especialidade de Desporto de Crianças e Jovens. Concluiu o curso de doutoramento na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.
Na orientação de trabalhos de pesquisa, tem-se debruçado sobre temas como os da avaliação da aptidão física de crianças e adolescentes, da frequência cardíaca como indicador de carga de treino e, também, da segurança na actividade gímnica e desportiva. É sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Segurança no Desporto.
...........................

FICHA TÉCNICA:
Título: Percursos de vida desportiva – Uma ajuda para pais, educadores e treinadores
Autor: Artur Manuel Martins de Carvalho (com prefácio de Rui Costa)
Capa: Fotografia de Artur Manuel Martins de Carvalho
Editora:
 Mar da Palavra - Edições, Lda.
Colecção: Desporto (N.º 1)
PVP:
 12,72 €
N.º de páginas:
 116
Formato:
 14,05 x 21,0 cm
ISBN:
 9729896631 (EAN: 9789729896631)

........................... 


Registo de notícias e outras referências:
http://www.appefis.org/noticias.asp?inicio=1346 
http://www.armazeml.com/index.php?manufacturers_id=436&sort=2d&page=2 
http://escaparate.bookmarc.pt/sirius.exe/do?queryED&sed=ED+MAR+DA+PALAVRA 
http://www.wook.pt/ficha/percursos-de-vida-desportiva/a/id/121208 
http://www.editoraportugal.com/product.php?id_product=180 
http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=284782028247357&id=154368181293659
http://www.omniservicos.pt/book/2419 

Sem comentários:

Enviar um comentário