Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"Avaliação multidimensional em idosos", de Pedro Lopes Ferreira, Rogério Rodrigues e Dália Nogueira (com prefácio de Cipriano Justo)


"Avaliação multidimensional em idosos", da autoria de Pedro Lopes Ferreira, Rogério Rodrigues e Dália Nogueira, é o livro que abre a colecção “Qualidade de Vida” da editora Mar da Palavra. Trata-se de uma obra patrocinada pelo Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

APRECIAÇÃO CRÍTICA:
A estratégia de obtenção de mais saúde centrada no ciclo vital é particularmente complexa quando se trata dos idosos. Mais do que em qualquer outra idade, é neste grupo etário que o resultado do cruzamento das decisões de ordem social, económica e ética adquire maior correlação e relevância, mas em que o efeito dessas decisões é também mais incerto porque é mais tensa a relação de agência que se estabelece entre esta população e os prestadores de cuidados de saúde. Essa tensão manifesta-se no reconhecimento da necessidade de delegar nos prestadores a tomada de decisões particularmente críticas e na reivindicação de seleccionar aquelas que, no plano da análise subjectiva, estão mais bem colocadas para responder às necessidades sentidas.
(...) Este trabalho utiliza o Old American Resources and Services (OARS), um questionário desenvolvido pelo Center for the Study of Aging and Human Development da Universidade Duke (EUA) e destinado a avaliar a capacidade funcional dos idosos em cinco dimensões da sua qualidade de vida: (i) bem-estar físico e saúde percebida, (ii) bem-estar psíquico, (iii) disponibilidade de ajuda informal sociofamiliar e disponibilidade de ajuda institucional, (iv) disponibilidade económica para satisfação de necessidades básicas e não básicas, (v) actividades da vida diária, medindo ainda a utilização e a necessidade sentida de vários tipos de serviços.
(...) A robustez demonstrada por esta ferramenta vem aconselhar a sua aplicação de uma forma mais sistemática sempre que estiver em causa a alocação de recursos para se obterem ganhos em saúde neste grupo etário.

Cipriano Justo 
(médico e professor universitário)
...........................

CAPA:
Reprodução do quadro El Perro Semihundido ou El Perro en Arena, de Francisco Jose de Goya
...........................

Registo de notícias e outras referências:
http://www.tempomedicina.com/Arquiv.aspx?Search=mar+da+palavra 

Sem comentários:

Enviar um comentário