Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"Terceiro Mundo em notícias - Em directo do Inferno", de Dinis Manuel Alves


Drama, orangotangos, guerra, futebol, chimpanzés, fome, crocodilos, futebol, elefantes, miséria, macacos, inundações, corvos, futebol, serpentes, secas, tigres, golpes de Estado, camarões, futebol, gatos, execuções, ratos, terramotos, tubarões, assassinatos, cães, futebol, hipopótamos, vulcões, atentados, violações, doenças…
Estes são os ingredientes com que os editores dos telejornais portugueses confeccionam o Terceiro Mundo servido dia após dia aos telespectadores.
Dinis Manuel Alves, investigador universitário e ex-jornalista, analisou as notícias de África, da Ásia, da América Central e do Sul, difundidas em 3.800 telejornais da RTP1, RTP2, SIC e TVI.
Uma autêntica descida aos infernos, as televisões lusas dando do Outro – de centenas de milhões de Outros que vivem nos 96 países estudados – imagens quase sempre
manchadas de sangue. Quando este se esvai, recorre-se ao exótico e ao bizarro.
Entretidos a dar notícias do Outro quando lá fora, sentimos calafrios ao sabermos de notícias do Outro, quando cá dentro.
Um dia, acordando de sono profundo contabilizando sonhos vários com pateras, hordas de deserdados arribando à costa rica, descobrimos que o Outro está entre nós.
Tantas vezes pintado com as cores garridas da Internacional da Bizarria, natural se torna a dificuldade em descascar-lhe a pele prenhe de preconceitos e estereótipos com que o cravejámos, por interpostas notícias da televisão.
Em Directo do Inferno” interessa a jornalistas, estudantes, aos cidadãos-telespectadores em geral. Instrumento útil de educação para os media, educação para a cidadania, um grito de alerta contra os indutores xenófobos resultantes da irresponsabilidade de agendar. Porque o Terceiro Mundo não é, apenas, um gigantesco jardim zoológico catódico.

Edição: Mar da Palavra
Apoio:
Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS)
......................

O AUTOR:
Dinis Manuel Alves nasceu no Lobito, Angola, em 1958. É doutorado em Ciências da Comunicação (2005), licenciado em Jornalismo (1999) e em Direito (1981), pela Universidade de Coimbra. Director do Curso de 1.º Ciclo (Licenciatura) em Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga. Foi jornalista da TSF, Expresso, Grande Reportagem, TVI, Tal & Qual e Jornal de Coimbra. Desempenhou ainda as funções de repórter fotográfico. Autor de várias exposições de fotografia e de sites na Web, acessíveis através de www.mediatico.com.pt Deputado à Assembleia da República (PS), apresentou em parceria com Jaime Ramos (PSD) o primeiro projecto de criação de rádios locais em Portugal (1983). Este é o sexto livro de sua autoria.
.......................

Sem comentários:

Enviar um comentário