Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"Um olhar sobre os Nobel da Paz", livro da autoria de Paula Cristina Marques


Um olhar sobre os Nobel da Paz (com apresentação de D. Tomaz Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã) é uma obra que se dirige, especialmente, aos alunos da área disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica, sendo também um instrumento útil para apoio a professores e outros educadores dos ensinos básico e secundário.
...........................

A paz é um anseio profundo da Humanidade. O mundo de hoje é atravessado por violências e guerras que comprometem a realização da paz, e por mutações sociais e culturais que podem pôr em risco a solidez da paz já alcançada. Mas a paz é um ideal possível de atingir. É mesmo uma urgência: sem ela não há desenvolvimento humano integral, harmónico, durável e sustentado; e ela é, por outro lado, fruto do próprio desenvolvimento, assim entendido. A paz é um dom de Deus oferecido à Humanidade, porque “Deus é amor” (1Jo 4, 16) e o amor gera a paz. Daí que Ele seja, também, o Deus da paz.
Por isso, Jesus, o Filho de Deus Vivo, comunica-a aos seus discípulos: “A paz esteja convosco!” (Jo 20, 19.26), e convida-os a viverem como filhos de Deus, construindo a paz: “Bem-aventurados os construtores da paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9). Dom e tarefa: eis a natureza da paz, que requer o empenho da Humanidade, a todos os níveis e de múltiplas formas, como: a formação da consciência pessoal e social, a vivência da fraternidade na família, o respeito pelo próximo, a valorização do diálogo entre as culturas, e as relações entre povos e nações, imbuídas de justiça e solidariedade. A autora da presente publicação, “Um olhar sobre os Nobel da Paz”, apresenta um conjunto de personagens a quem foi atribuído “Prémio Nobel da Paz”, começando por referir o próprio criador deste Prémio. O universo dos premiados, que contempla, é reduzido, mas eles foram criteriosamente seleccionados, de forma a assegurar diversidade quanto a nacionalidade, cultura, religião, filosofia de vida, carisma e campo de intervenção, e, assim, sensibilizar o leitor para a responsabilidade universal no empenho na construção da paz, através de uma multiplicidade de caminhos possíveis.
A autora pretende oferecer um meio didáctico e pedagógico para a educação de adolescentes e jovens. Deste modo, presta um serviço muito útil, pois, como lembrou o Papa João Paulo II: “A educação tem uma função particular na construção dum mundo mais solidário e pacífico. Ela pode contribuir para a consolidação daquele humanismo integral, aberto à dimensão ética e religiosa, que sabe atribuir a devida importância ao conhecimento e apreço das culturas e dos valores espirituais das diversas civilizações” (Mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz de 2001). A apresentação de uma abundante fonte de recursos multimédia, que abrem vias para o conhecimento de outras personalidades, a quem a Humanidade deve importantes contributos para a construção da paz mundial, é outro elemento que faz desta publicação um instrumento muito útil para apoio a professores e outros educadores dos ensinos básico e secundário.

Tomaz Pedro Barbosa Silva Nunes
(Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã)
...........................

A AUTORA:
Paula Cristina Ferreira Marques – Licenciada em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, com profissionalização em Educação Moral e Religiosa Católica, é docente desta disciplina desde 1988. Começou na Escola Básica Integrada da Pampilhosa da Serra e passou pelas Escolas Básica e Secundária da Mealhada. Durante cinco anos, leccionou na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa). Exerceu na Escola Básica do 2.º Ciclo de Mira e, actualmente, é professora do Quadro de Escola, desde 2006, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. José Lopes de Oliveira, em Mortágua.Dinamizou vários projectos, nomeadamente, um Clube de Teatro, e promove, com frequência, acções ligadas à sua área disciplinar, de que se destaca o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz. Organiza exposições sobre diversos temas: Os Prémios Nobel da Paz, Os Direitos Humanos, A escrita Braille, etc., sempre com a colaboração de outras áreas disciplinares. Tem o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, pela Universidade Católica Portuguesa (Viseu).
...........................


FICHA TÉCNICA:
Livro: Um olhar sobre os Nobel da Paz
Autor: Paula Cristina Marques (com apresentação de D. Tomaz Silva Nunes)
Capa: Concepção gráfica de Maria Raquel Nery
Editora:
 Mar da Palavra - Edições, Lda.
Colecção: Ensino e Formação (N.º 2)
PVP:
 10,60 €
N.º de páginas:
 72
Formato:
 14,5 x 21,0 cm
ISBN:
 972-8910-32-7 (EAN: 978-972-8910-32-7)
...........................


Registo de notícias e outras referências:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/20da2ee678a59741236cee.html
http://www.cm-mortagua.pt/modules.php?name=News&file=print&sid=357
http://www.mortagua.com/paginas/noticias/noticia_0109.html
http://nasfaldasdaserra.blogspot.com/2008/01/paula-cristina-marques-lana-um-olhar.html
http://nasfaldasdaserra.blogspot.com/2008/02/paula-cristina-marques-lana-um-olhar.html
http://gazetadecoimbra.pse-engineering.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=3134:mar-da-palavra---edições,-lda.:-"um-olhar-sobre-os-nobel-da-paz-...&catid=1:blogs&Itemid=50
http://nasfaldasdaserra.blogspot.com/2008/03/paula-cristina-marques-lana-o-seu-um.html
http://www.wook.pt/ficha/um-olhar-sobre-os-nobel-da-paz/a/id/202847
http://www.armazeml.com/product_info.php?manufacturers_id=436&products_id=56507
http://www.fnac.pt/UM-OLHAR-SOBRE-OS-NOBEL-DA-PAZ-MARQUES-PAULA-CRISTINA/a74278

Sem comentários:

Enviar um comentário