Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

CHEGOU A PRIMAVERA!, novo livro de Fernando Miguel Bernardes


«Chegou a Primavera!» é um livro que dá continuidade aos diversos títulos que Fernando Miguel Bernardes foi vendo publicados, sob várias chancelas editoriais, no seu percurso de escritor muito atento no que respeita, sobretudo, à literatura infanto-juvenil.
Na vertente criativa que lhe é própria, o autor oferece-nos uma mão-cheia de pequenas obras poéticas e de contos para crianças, a exemplo de «O periquito rebelde», conto-poema com ilustração de Inês Massano, editado em 2012, pela Mar da Palavra.
O novo livro de Fernando Miguel Bernardes – «Chegou a Primavera!», com ilustração do artista plástico João Nuno e igualmente editado pela Mar da Palavra – reflecte uma infância vivida e também imaginada de e num tempo cuja marca se pode agarrar ao sonho de uma noite de Verão, ao valor dos afectos ou ainda às memoráveis férias na praia.
Espraiando-se até aos meses de Outono, sob a música de Mahler ou de Lopes-Graça, ou mesmo da que sai de um realejo tocado ao calor do forno familiar numa aldeia que reverdece com as ervas e as flores da época, a poesia de Fernando Miguel Bernardes recupera os dotes encantatórios da meninice.
Com um toque neo-realista, o escritor não se esquece das castanhas assadas nem das bolas de neve que, feitas de granizo ou «pedraço», servem agora de mote aos poemas de Inverno, partindo «à procura da vida», ao jeito de Alice, saltarilhando «com luvas e botas grossas».
Já depois de «viajar num cometa», o poeta retoma a infância da pesca à linha, na expectativa de um achigã, peixe que «é de prata fina,/ bonito de ver!». E fala, assim, de um tempo em que as abelhas «às vezes mordem», além de percorrerem os montes e voarem sobre os rios de uma Primavera que se renova e amadurece na idade dos trigais e com as novidades da Natureza.
………….............................

O AUTOR:
Fernando Miguel Bernardes nasceu no dia 14 de Dezembro de 1929, em Gândara dos Olivais, no distrito de Leiria. Fez os primeiros estudos em Leiria e frequentou as universidades de Coimbra e Clássica de Lisboa, onde tirou o curso de engenheiro geógrafo. Posteriormente, concluiu um curso de pós-graduação em Cálculo Científico, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi professor no ensino secundário e também no ensino superior. Trabalhou em várias empresas e foi director do Departamento de Acção Sociocultural da Câmara Municipal de Almada. Na qualidade de escritor, com uma multifacetada obra, tem participado em vários colóquios e programas relacionados com a motivação para a leitura de crianças e de jovens.
………….............................
 
FICHA TÉCNICA:
Autor: Fernando Miguel Bernardes
Ilustração: João Nuno
Editora: Mar da Palavra - Edições, Lda.
PVP: 7,50 €
N.º de páginas: 40
Formato: 23,0 x 16,0 cm
ISBN: 972-8910-67-9 (EAN: 978-972-8910-67-9)

………….............................

http://www.bertrand.pt/ficha/chegou-a-primavera-?id=16017269
http://www.avante.pt/pt/2139//133121/

Sem comentários:

Enviar um comentário