Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2015

[O remorso que os deveria levar a ler mais tarde], excerto de artigo de José Augusto Cardoso Bernardes


(…) Falo do contacto com o livro, enquanto unidade de pensamento e de discurso. Apesar de hoje o confundirmos com o suporte impresso, o livro conheceu já vários tipos de formato. Aquilo que melhor o caracteriza é justamente o facto de constituir uma unidade concatenada imputável a um autor (mesmo quando este é anónimo). Quer sob a forma de rolo quer sob a forma de códex quer ainda sob o novo formato electrónico, o posto do livro continua a ser o fragmento e a informação não autoral.
Embora possa acolher fragmentos (que muitas vezes sobraram de um livro ou não chegaram a transformar-se nele) e também jornais e revistas, mapas, gravuras e fotografias, a biblioteca guarda sobretudo livros.
Todos sabemos que o nosso tempo favorece o fragmento, seja em forma de capítulo, seja em forma de paráfrase por vezes já não imputável a nenhum autor. Esta mentalidade, que antes apenas prevalecia no Ensino Secundário, tem vindo a ganhar espaço nas universidades. Mesmo em áreas onde se poderia esperar que a sua implantação pudesse ser mais difícil (penso sobretudo nas Ciências Sociais e nas Humanidades) existem sinais abundantes dessa tendência. O estudante trabalha à base do ecrã, acciona motores de busca e cria a ilusão de que os dados que recolhe equivalem a conhecimento caucionado. Alguns professores não desistiram de verberar estes procedimentos, mas, muitas vezes de forma inconsciente, outros vão fazendo concessões que crescem de ano para ano. Basta olhar para a contracção das listagens bibliográficas da maior parte das cadeiras. Falo agora apenas das cadeiras de Letras, evocando o meu tempo de aluno, quando os programas eram acompanhados de longas listagens de estudos (na sua maioria, constituídas por livros) quase nunca hierarquizada; evoco ainda o meu tempo de assistente, onde me competia guiar os alunos por entre o emaranhado da bibliografia que o Professor elaborava, permitindo a quem se contentava com a mediania, dispensar a leitura de metade dos livros. Mas ainda sobrava quantiosa metade e as instruções de então iam no sentido de criar naqueles que não lessem tudo o remorso que os deveria levar a ler mais tarde. »

Excerto do artigo «A Biblioteca, a Universidade e o conhecimento em rede», de José Augusto Cardoso Bernardes (director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra), publicado na «Rua Larga» (Revista da Reitoria da UC), número 40, Julho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário